17 abril 2020

Casa do Corpo Santo

(Setúbal)

Figura de convite




Uma figura de convite é um painel de azulejos que representa uma figura humana, à escala natural, em atitude de receber.
São, em regra, colocadas em átrios, escadas ou jardins.


«A Casa do Corpo Santo encontra-se integrada na antiga muralha trecentista  de  Setúbal,  que  constitui  a  parede  nascente  do  edifício,  adossada  ao  Palácio  dos  Cabedos,  do  qual  chegou  a  fazer  parte. 
Constitui um símbolo do importante papel político e social detido pela Confraria dos Navegantes e Pescadores de uma cidade cuja economia se baseava nas atividades marítimas, assumindo lugar fundamental na memória coletiva e identidade da comunidade setubalense, e albergando atualmente o Museu do Barroco, um núcleo do Museu de Setúbal.
No  interior  do  imóvel  merecem  realce  o  património  azulejar  e  os  tetos pintados setecentistas, o primeiro composto por painéis azuis e brancos do século XVIII, incluindo um conjunto assinado por P.M.P., famoso ceramista do “Ciclo dos Mestres”, destacando -se entre os segundos o teto de madeira ricamente decorado da antecâmara, com uma composição geométrica enquadrando uma representação evocativa de São Pedro Gonçalves Telmo, padroeiro dos homens do mar, e a magnífica pintura de cariz barroco do teto da Sala do Despacho.
A talha dourada que reveste na íntegra a pequena capela, incluindo relicários de  busto  do  período  de  transição  do  estilo  nacional  para  o  joanino,  constitui muito possivelmente um trabalho do mestre entalhador José Rodrigues Ramalho, artista que trabalhou na capela-mor e tribuna da Igreja de Santa Maria da Graça, fronteira à Casa do Corpo Santo, e na Igreja de São Julião.»
Do preâmbulo da Portaria n.º 617/2013, de 20 de setembro.

A Casa do Corpo Santo fica situada da Rua do Corpo Santo, 7, Setúbal


Sem comentários: